Assessoria de Comunicação
Empresas, profissionais liberais, marcas, prestadores de serviços, ONGs, artistas, esportistas e personalidades públicas. O mercado de Assessoria de Comunicação é amplo, mas ainda é sinônimo de dúvida para muitos que desejam ter uma consultoria, porém não compreendem como funciona o trabalho em sua totalidade. Afinal, o que uma Assessoria de Comunicação faz e como ela pode ajudar micro, pequenas, médias e grandes empresas?
No linguajar popular, a Assessoria de Comunicação é responsável pelo relacionamento entre o assessorado e a mídia, ou seja, ela faz o “meio de campo” entre o cliente e os jornalistas que estão espalhados pelos veículos de comunicação da cidade, estado ou país em que o cliente deseja potencializar seu nome. Em linhas gerais, a Assessoria de Comunicação também é responsável por divulgar marcas e empresas, a fim de torná-las conhecidas perante mídia e público.
Mais do que isso, o papel da Assessoria de Comunicação é:
– Cuidar da credibilidade da marca, da qualidade da exposição da empresa ou profissional liberal;
– Cuidar do seu relacionamento com a mídia;
– Fazer Gerenciamento de Crise, assim como diagnosticar notícias e conteúdos que possam ser úteis para a imprensa;
– Estabelecer um relacionamento saudável com a mídia a fim de abastecê-la com notícias verídicas e novas;
– Informar jornalistas sobre eventos, pesquisas e estudos que contribuirão para a geração de notícias, etc.
Além disso, é a Assessoria de Comunicação que faz todo o atendimento aos jornalistas que estão interessados em saber mais sobre determinada marca ou serviço, fortalecendo a imagem do cliente e cuidado da sua visibilidade na imprensa, pois é por meio da mídia espontânea que se conquista credibilidade e destaque para a marca.
Vale frisar para qualquer interessado em ter uma Assessoria de Comunicação, que ela não é o departamento comercial da empresa e tão pouco será responsável por vender produtos e serviços. É errado procurar uma Assessoria de Comunicação acreditando e responsabilizando-a pelo aumento das vendas ou faturamento da sua empresa. A Assessoria de Comunicação não tem função comercial, embora isso possa ser um dos objetivos e resultados durante o decorrer do trabalho, pois a exposição também gera maior procura para sua empresa.
O trabalho da Assessoria de Comunicação é focado na publicação de matérias em espaços editoriais, como jornais, revistas, portais, blogs, rádios e TVs, onde não se paga para publicar uma notícia ou reportagem e não se pede ao jornalista que publique o material. Por isso, afinidade entre assessorado e assessor é fundamental para o melhor diagnóstico do perfil do cliente e no seu potencial de gerar notícias.
Na prática
A rotina de uma Assessoria de Comunicação se divide em diversas atividades, começando por: diagnóstico, objetivo e público-alvo a ser atingido, planejamento e definição de pautas com o cliente, ações de imprensa, redação e envio de releases, atendimento a jornalistas, follow-up com a imprensa, agendamento de entrevistas e acompanhamento de pautas, clipping de notícias, relatórios de atendimento final e arquivo de clipping.
Além das atividades básicas de uma Assessoria de Comunicação, muitas vezes para complementar o trabalho habitual, a agência também se encarrega de produzir materiais de divulgação que vão além da redação e envio de releases, como vídeos institucionais e informativos, entrevistas ping-pong, podcast, presskits e outras atividades que possam despertar interesse dos jornalistas.
Atingindo resultados
A Assessoria de Comunicação pode ser utilizada para diferentes portes de empresas e segmentos, inclusive para micro e pequenas empresas. Para atingir resultados satisfatórios na mídia é necessário:
– Estudar o histórico do cliente;
– Conhecer seus objetivos e público-alvo;
– Elaborar um planejamento de comunicação;
– Estabelecer critérios de mensuração de resultados e, principalmente, o tempo médio dedicado para atingir metas.
O mais comum praticado no mercado atualmente é trabalhar o cliente na mídia por 1 (um) ano, porém, não é regra e cada caso merece seu diagnóstico, pois existem diversos modelos de trabalho, como Assessoria de Comunicação para feiras, eventos e seminários, ações pontuais de divulgação, lançamentos de produtos, assim como ações em médio e longo prazo, e manutenção de imagem.
Construir uma reputação, criar “nome” no mercado, ganhar visibilidade e exposição são fundamentais para qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento, principalmente numa era em que a concorrência só aumenta, a presença digital se tornou obrigatória e a opinião do consumidor final tem poder de influenciar milhares de outras pessoas.
Antes de contratar uma Assessoria de Comunicação faça algumas perguntas, como:
– Qual o meu objetivo em contratar uma Assessoria de Comunicação?
– Onde estou e aonde quero chegar?
– Como gostaria que minha empresa fosse conhecida no mercado?
– Tenho poder de gerar notícias e dedicar tempo para isso?
Cuide da comunicação e visibilidade da sua empresa!
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