Primeiro lote da VII Corrida e Caminhada Inclusão a Toda Prova com desconto encerra-se dia 19 de maio
14 de maio de 2022
Concretudes traz uma síntese de 40 anos de poesia visual
28 de maio de 2022
Mostrar Tudo

Exposição ‘Os Caminhos da Forma’ traz obras da artista Mary Carmen Matias com releituras feitas por pessoas com deficiência no Museu da Imagem e do Som

Projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Olga Kos será exposto a partir de 8 de junho

É muito comum observarmos nas ruas e avenidas materiais brutos da construção civil, tais como, gesso, pedra, mármore e ferro, sem qualquer tipo de utilidade. A escultora Mary Carmen Matias trouxe a reflexão: por que não conceder vida a tudo isso?

Desde 2021, em parceria com o Instituto Olga Kos (IOK), a escultora desenvolve o projeto ‘A arte da leveza’, composto por oficinas de arte. Os beneficiários reproduzem os conceitos da artista na prática, despertando a criatividade por meio de esculturas e pinturas.

O ápice de todo esse projeto será a exposição que terá início, a partir do dia 8 de junho, Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, na qual serão expostas obras da Mary, além das releituras feitas por participantes das oficinas de arte do IOK, em que o olhar artístico e poético da pessoa com deficiência é protagonista. Para finalizar, haverá o lançamento do livro ‘Os Caminhos da Forma’, do crítico de arte Jacob Klintowitz, em que trará o registro e reflexões das atividades do projeto desenvolvido pela Mary com o IOK.

“Foi uma experiência fantástica. Fiquei sensibilizada e emocionada em ver minha obra sendo reproduzida da forma como eles captaram meu sentimento. A alegria deles em apresentar a obra é maravilhosa”, destaca Mary.

“É extremamente possível transformar materiais brutos em algo mais leve e suave. Algo que possa refletir de fato a vida e o momento em que vivemos. O artista tem que mostrar sua arte para o povo. Todos nós temos um dom. Apenas é preciso despertá-lo”, completa a escultora.

A abertura da exposição e o lançamento do livro será para convidados e imprensa no dia 8. A partir do dia 9, terá início o período expositivo para o público, gratuitamente, durante o horário de funcionamento do MIS. As obras estarão expostas até o dia 22 de junho, de terça a domingo, das 11h às 20h, sendo a última entrada às 19h, inclusive nos feriados.

Serviço:

Exposição: Os Caminhos da Forma
Abertura: 8 de junho, às 19h – convidados e imprensa
Exposição: 9 a 22 de junho – das 11h às 20h – público geral
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Avenida Europa, nº158, Jardim Europa, São Paulo