Com o objetivo de reforçar a voz e a visibilidade da Odontologia, a nova diretoria quer uma comunicação mais clara e que valorize os profissionais
Fazer com que as principais regras do Código de Ética Odontológica cheguem sem ruídos aos mais de 140 mil profissionais inscritos no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), e que todos – Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos de Prótese Dentária (APD e TPD) e Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal (ASB e TSB) – estejam alinhados e em sintonia com os preceitos da Autarquia, estão entre os maiores objetivos da diretoria do CROSP.
Eleita pelos profissionais da classe no pleito de 2021 para o exercício administrativo do biênio 2022/2023, a nova diretoria tomou posse em junho.
O cirurgião-dentista Dr. Braz Antunes Mattos Neto, formado em Odontologia há 42 anos, foi o escolhido pelos demais conselheiros para assumir o cargo de Presidente do maior Conselho Regional de Odontologia do país.
Ele reforça que sabe dos desafios que a nova gestão terá e que sua fala sempre será no coletivo, em consonância com os demais conselheiros. “Sou presidente junto com os oito conselheiros. Minha fala é sempre no coletivo. A atuação será com eles, que têm uma rica história na Odontologia e me escolheram para essa função”.
Veicular campanhas que reforcem as consultas regulares aos cirurgiões-dentistas, a fim de orientar a população quanto à importância de manter a saúde bucal em dia, também é preocupação da nova diretoria, já que muitas patologias têm origem na falta de saúde bucal.
“Cabe a nós, profissionais da área, orientar para que essa visita faça parte da rotina das pessoas, assim como acontece com outras especialidades médicas. Fazer consultas regulares com o cirurgião-dentista faz parte da avaliação geral da saúde”, complementa Dr. Braz.
A nova diretoria do Conselho também defende projetos que integrem os cirurgiões-dentistas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo, e em leitos hospitalares, principalmente à frente dos cuidados de traumas de cabeça.
Composição do Plenário do CROSP
Presidente – Dr. Braz Antunes Mattos Neto (CRO 21084);
Secretária – Dra. Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo (CRO 52978);
Tesoureira – Dra. Maria Lucia Portes (CRO 52873);
Presidente da Comissão de Ética – Dra. Marie Eid (CRO 23352).
Comissão de Tomada de Contas
Presidente – Dr. Roberto Shigueru Matsuda (CRO 31710);
Membro – Dra. Luciana Gonzalez Pereira Chaguri (CRO 39408);
Membro – Dr. Luiz Roberto dos Santos Scott (CRO 21922).
Suplentes
Dr. Marcelo Messias dos Santos Costa (CRO 82393);
Dr. João Augusto Sant’Anna (CRO 28586).
Sobre o CROSP
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma Autarquia Federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 140 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária (TPD), Técnicos em Saúde Bucal (TSB), Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) e Auxiliares em Prótese Dentária (APD).